IMG 20190227 WA0028A vereadora Gisele Aparecida de Barros, Gisa Barros (PSB), prestou conta ao Fórum de Cultura de Várzea Grande, que protocolou em janeiro de 2019 na Câmara Municipal, uma solicitação cobrando os serviços prestados pelos vereadores, em prol da cultura várzea-grandense, referente ao período de 2017 e 2018.

Gisa informou ao líder do Fórum de Cultura, o produtor cultural, Pedro Luís, sobre os trabalhos produzidos pela mesma, relacionados a política cultural do município, entre eles, a solicitação de instalação de rede de internet na biblioteca Laurinda Coelho, localizada no Cristo Rei.

Outra solicitação mencionada por Gisa, foi a indicação nº 314 deferida em março de 2018, na qual, foi solicitado ao Poder Executivo, a criação da Secretaria Municipal de Cultura de Várzea Grande. Sobre o pedido, Gisa obteve uma resposta do Executivo, na qual, a mesma foi informada que não constava nenhuma peça orçamentária destinada para a criação da pasta.

Também foi citada, a indicação 1101/2018, que apontou a necessidade de implantação do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo de cultura) no município. No período, a parlamentar teve a solicitação atendida após a criação do Conselho Municipal de Cultura, responsável por instituir o Fundo Municipal de Cultura, que permite ao município receber tanto recurso do governo Federal como Estadual.

Além disso, Gisa em novembro de 2018, solicitou ao secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, quais disciplinas extracurriculares que existe no Projeto Escola em Tempo Ampliado - ETA, onde também obteve resposta do Executivo, Fidelis informou por meio de ofício, as estruturas contendo carga horária, disciplinas de área comum existentes em todas as unidades e os componentes curriculares ministradas através de oficinas.

“Em todas as escolas que desenvolvem o programa ETA são oferecidas as oficinas de letramento, raciocínio lógico, teatro, dança, música, esporte, informática, arte/artesanato e manuseio de terra, que são definidas de acordo com a realidade escolar e o número de alunos atendidos”, cita trecho do ofício.

Da: Assessoria