Agora é lei: Estabelecimentos comerciais terão que manter recipientes para coleta das garrafas tipo long neck

O Projeto de Lei (PL) nº 122/2019 de autoria do vereador Nilo Campos (DEM) se tornou a Lei nº 4.573/2019 sancionada pela prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos (DEM). A lei municipal publicada no Diário Oficial dos Municípios (AMM) que circulou no dia 30 de dezembro, determina aos estabelecimentos comerciais a coleta e destinação final das embalagens de bebidas em garrafas do tipo long neck. 

A proposta regulamentou que os supermercados e hipermercados ficam obrigados a manter recipientes para a coleta das garrafas em locais visíveis, para depósito por parte do consumidor e para recolhimento dos fabricantes. 

Conforme o vereador Nilo, o município não contava com uma destinação adequada para as garrafas long neck. Ele explica, que a coleta realizada pelos próprios estabelecimentos para recolhimento por parte dos fabricantes permitirá ao município um desenvolvimento mais sustentável. 

 “Tivemos agora os festejos do final de ano e muitos que utilizaram essas embalagens, abandonaram as mesmas em espaços públicos oferecendo risco ao cidadão. Além disso, neste momento em que o mundo discute sobre os cuidados com o meio ambiente é importante destacar que esse material demora para se desfazer na natureza”, declarou Nilo.

Leia Mais: Projeto do vereador Nilo Campos que permite reciclagem de garrafas long neck é aprovado pela Câmara de Várzea Grande