Inscrições para o Programa Estudantil Aluno-Vereador serão encerradas nesta terça-feira (03.12)

Serão encerradas nesta terça-feira (03.12) as inscrições para o Programa Estudantil Aluno-Vereador. O programa foi instituído por meio da lei municipal n° 4500/2019, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM). 

Conforme Fabinho, a participação de cada instituição de ensino é importante. “Temos a convicção que será um sucesso. Iremos premiar o aluno e o professor que fizer o melhor projeto de lei com R$ 1 mil, por meio do parceiro do programa, que é o banco Sicoob”, destaca Tardin.

A Comissão Organizadora visitou 99 escolas públicas e privadas de Várzea Grande para apresentar o projeto. Além disso, a comitiva realizou reuniões em 15 unidades de ensino para tirar dúvidas sobre o regulamento e a programação.  No dia (27.11) foi realizada a última visita, desta vez na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, localizada no Centro do município.  A sessão de apreciação deve ocorrer no dia 11 ou 18 de dezembro de 2019.

 

Os projetos escolhidos serão encaminhados pelas escolas para serem subscritas pela Mesa Diretora com prévia concordância desta e protocoladas para o trâmite legislativo nos termos regimentais, e em seguida votados pelo soberano Plenário. Durante a sessão de apreciação dos projetos oriundos do programa, a Mesa Diretora poderá oportunizar a palavra ao aluno expor sua proposta. Em caso de aprovação, o projeto será encaminhado para sanção ou veto do Poder Executivo.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO

1 – Verifique se a sua escola já se cadastrou ao programa. Caso, contrário, peça a Direção para se cadastrar no site www.camaravarzeagrande.mt.gov.br. As propostas de projetos de lei também poderão ser encaminhadas pelo WhatsApp 65-99304-4765 ou pessoalmente à Câmara dos Vereadores, horário de expediente das 7h às 13h. Caso a escola pretenda encaminhar todas as propostas em uma única remessa poderá agendar com a Comissão o recebimento do lote de propostas na própria escola. Para tanto deverá agendar a entrega do material através do WhatsApp.

 

2 – Pegue uma cópia do material na Diretoria da sua Escola ou imprima diretamente do nosso site e leia todo o seu conteúdo.

 

4 –   No formulário “Proposta de Projeto de Lei” preencha com os dados do aluno, do professor-orientador e do responsável legal do aluno (pai, mãe, etc); no espaço “proposta” o aluno escreverá com sua própria letra a ideia dele de uma lei para o município que venha melhorar a vida das pessoas e o dia a dia da cidade de Várzea Grande.  No formulário “Justificativa” o aluno deverá escrever os motivos da sua proposta.

 

5 – Os critérios para avaliação são: Inovação (0-10) pontos; Criatividade (0-10) pontos; Interesse Público (0-10) pontos; Alcance Social (0-10) pontos; Redação (0-10) pontos. Resumindo, a ideia nova e inteligente, que atinja cada vez mais o interesse do povo e que seja bem elaborada (texto e gramática) permitirá ao concorrente ter mais chances.

 

COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Organizadora e Julgadora do Projeto “Aluno-Vereador” que atuará como apoiadores do Programa é formada pelos servidores Santana Ferreira dos Santos, Aércio Gusmão Martins e Joselina Maria da Silva tendo como apoio pela Prefeitura, o procurador do Município, Dr. Thiago Coelho da Cunha e a servidora da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luz Marina Coelho e pela Câmara a servidora, Rute Merle dos Santos Costa Pizza.