Lei que cria programa de doação de medicamentos e equipamentos hospitalares inutilizados pelo doador é sancionada

Foi sancionada a Lei Municipal n° 4.805/2021 que institui o Programa “Ajude Uma Vida”, que tem como objetivo incentivar doações de medicamentos, produtos e equipamentos de uso hospitalar que não serão utilizados pelo doador. A norma é do vereador Bruno Rios (PSB).

De acordo com o parlamentar, a norma visa captar doações e promover a distribuição de medicamentos e equipamentos hospitalares junto à população carente do município. 

Além de medicamentos, o projeto consiste ainda em arrecadar produtos e equipamentos como: gazes, esparadrapos e similares, equipamentos como nebulizadores, medidores de pressão e glicose. Também consta na proposta, adoções de campanhas de promoção e divulgação no intuito de incentivar a doação. 

“Muitas vezes as pessoas guardam um remédio que fica no local até ao vencimento, sem ser utilizado, os quais acabam indo para o meio do lixo. A intenção quando elaboramos a norma é que a população colabore com a saúde pública com remédios e outros equipamentos os quais não serão mais utilizados”, destaca Rios.